Toxina Botulínica: como ela funciona?

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, tem sido uma grande parceira de muitos pacientes no consultório. Essa toxina é famosa por auxiliar na estética, corrigindo rugas e pequenas linhas de expressão. Além de ser capaz de ajudar em problemas funcionais, como o bruxismo, disfunção da ATM e sorriso gengival.

O que a Toxina Botulínica faz?

A Toxina Botulínica é aplicada em doses controladas em regiões específicas do rosto, de acordo com a finalidade da aplicação. Sua função é bloquear a liberação de um neurotransmissor que funciona como uma espécie de “mensageiro” entre o cérebro e os músculos e vice-versa. Quando esse neurotransmissor é bloqueado, a mensagem do cérebro não chega até o músculo, não deixando-o se movimentar e consequentemente, ele fica mais relaxado.

Como a Toxina Botulínica corrige rugas e sinais de expressão?

Vamos dar o exemplo daquelas rugas que aparecem na testa: já percebeu que elas são mais evidentes conforme conversamos e nos expressamos? Isso porque estamos movimentando os músculos responsáveis por aquela região do rosto. Quando aplicamos a Toxina Botulínica na testa, fazemos aqueles músculos relaxarem, não deixando-os se movimentarem quando nos expressamos, ou seja, as rugas não aparecem!

Como a Toxina Botulínica pode ajudar em tratamentos funcionais?

Para pacientes que rangem ou apertam os dentes, o botox pode trazer um grande alívio, pois essas pessoas podem acordar com dor de cabeça ou no rosto. A Toxina Botulínica acaba com a tensão muscular e consequentemente, com as dores.

Os efeitos surgem em apenas 4 dias e podem durar por até 6 meses, sendo necessário fazer uma nova aplicação. A maior parte das pessoas pode fazer o uso do Botox, pois quase não existem contraindicações.

O que é a Toxina Botulínica preventivo?

Chamamos de Botox preventivo a aplicação da toxina em pacientes que ainda não possuem rugas profundas, com o intuito de justamente evitar o surgimento desses sulcos na pele. Então engana-se quem acredita que a Toxina Botulínica só é indicado para pessoas mais velhas e que já possuam muitas rugas.

Não importa a queixa, temos uma solução para você, que além de saudável, fica com o rosto ainda mais bonito!